Que tipo de homem e de sociedade a escola deseja alcançar com o desenvolvimento do currículo proposto?
A escola teoricamente deseja seres humanos responsáveis, capazes, preparadas, com capacidade técnica, que respeite a vida, o meio ambiente, um ser pleno. Contudo, com o currículo atual o que conseguiremos são seres humanos cada vez mais mecanizados, individualizados, e sem formação técnica suficiente, pois são abertas exceções à qualidade de ensino, às práticas coletivas, a uma formação onde os/as educandos/as se reconheçam como sujeitos co-responsáveis, tanto nos direitos bem como nos deveres, falta cumprimento mínimo nesses quesitos citados. A medida que as coisas vão, a situação só tende a piorar.
Os argumentos apresentados nortearam principalmente a organização curricular dos conteúdos/disciplinas, porém considero que o currículo é algo mais amplo, perpassa desde os conteúdos, disciplinas, como a organização dos tempos das aulas, a distribuição/organização dos espaços pedagógicos, as relações dos diversos atores (mães, pais, funcionários da escola...) do processo educativo incluindo aí as características culturais de todos. O que se pratica hoje na Educação, apesar de em muitos momentos não percebermos, é algo intencional para a manutenção da organização social capitalista, pois só tende a reforçar a diferença entre os seres humanos, a distância entre a educação direcionada aos pobres e aos que podem escolher em que espaço seus filhos vão estudar.
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